Novo Toyota Corolla 2015 – Preços, Ficha Técnica

A 11ª geração do sedã médio Toyota Corolla é diferente de todas as anteriores. Apostando em um novo visual, nenhum traço foi herdado de suas antecessoras, o que lhe atribuiu um visual mais moderno e imponente, bem maior em tamanho, ganhou equipamentos inéditos e está pronta para uma briga que promete ser dificílima contra o arquirrival e líder de vendas Honda Civic.

O novo Toyota Corolla tem como missão passar o Honda Civic e retomar a liderança do segmento e conta com novos traços e o novo estilo de design da marca japonesa, já presente em outros modelos, como o crossover RAV4.

Novo Toyota Corolla

Novo Toyota Corolla

As linhas do novo Corolla misturam formas horizontais com traços retos e arqueados. Arremates como as barras cromadas fininhas nos faróis e na grade dianteira realçam a elegância. E as máscaras negras dão um toque esportivo.

Novo Toyota Corolla

Atrás, as lanternas compridas e cheias de recortes se ligam por uma barra cromada mais grossa, deixando a traseira visualmente mais larga. Os leds pontilhados novamente realçam a elegância e transmitem sofisticação.

Novo Toyota Corolla

Embora tenham sido mantidos do modelo anterior, os motores 1.8 e 2.0 flex receberam o sistema de pré-aquecimento do combustível (etanol) na partida a frio. Com isso, o tanquinho auxiliar de gasolina foi dispensado.

Novo Toyota Corolla

A pequena reforma, contudo, não alterou os números de desempenho. O 1.8 16V flex produz 144 cv de potência e 18,6 kgfm de torque aos 4.800 rpm, e o 2.0 16V flex gera 153 cv e 20,7 kgfm também a 4.800 giros. Ambos os motores possuem comando duplo variável de válvulas, que otimiza a queima de combustível nos cilindros e reduz o consumo.

Novo Toyota Corolla

A principal novidade no conjunto mecânico é o câmbio automático do tipo CVT, que veio substituir a velha transmissão automática de quatro velocidades do antigo Corolla.

Embora seja continuamente variável, a caixa simula sete marchas — ao volante, é possível perceber as trocas. O motorista também pode fazer trocas manuais por meio da alavanca ou por meio de borboletas no volante, esta restrita à versão top Altis.

Novo Toyota Corolla

A nova transmissão automática também oferece modo esporte, que faz o motor trabalhar com giros mais altos. O recurso é acionado por um botão posicionado no console entre os bancos, junto à alavanca do câmbio.

Toyota-Corolla-9

Por dentro, a maior evolução do novo Corolla é o espaço — que era um ponto negativo na geração anterior. Houve incremento de tamanho em todas as medidas e, agora, os passageiros vão confortáveis na frente e atrás. O sedã passa a ser um dos maiores da categoria, com 4,62 metros de comprimento (+ 8 cm), 1,77 m de largura (+ 8 cm) e 1,47 m de altura (- 5 cm), sem falar no entre-eixos, que passou de 2,60 m para 2,70 m (+ 10 cm).

Toyota-Corolla-10

Toyota-Corolla-11

Um dos destaques do novo Corolla por dentro promete ser a central multimídia. Esta é a mesma da geração anterior do sedã, mas ganhou leitor de DVD e receptor de tevê digital, item que tende a se popularizar — na esteira da Copa do Mundo.

Toyota-Corolla-12

Além das duas funções, a central traz uma tela de oito polegadas sensível ao toque, navegador por GPS, além do Bluetooth e das conexões auxiliar e USB para plugar smartphones e outros gadgets. Ao mesmo tempo em que avançou na central multimídia, o Corolla deixou a desejar no sistema de ar-condicionado de apenas uma zona — alguns dos sedãs rivais já trazem sistema automático de duas zonas e custam mais barato.

Toyota-Corolla-13

O lado bom fica com a conectividade do sistema multimídia, que é o mesmo do último Corolla, porém mais moderno.

Na cabine, um dos destaques do novo Corolla 2015 é também a segurança. Agora o modelo passa a sair de fábrica com cinco airbags — dois frontais, dois laterais e um para os joelhos do motorista, além dos agora obrigatórios ABS com EBD para os freios. Mas os ajustes elétricos são restritos ao Altis.

Toyota-Corolla-14

Com preços entre R$ 66.570 e R$ 92.900, o Corolla seguirá sendo um sedã caro, que vai vender muito apoiado na fama de carro confiável que não quebra. Se observada a lista de equipamentos, o modelo da Toyota perde muito em relação a vários concorrentes, entre eles o Citroën C4 Lounge e o novo Nissan Sentra.

Toyota-Corolla

Para aumentar o espaço para os passageiros na cabine, o novo Corolla não ganhou porta-malas: são os mesmos 470 litros do modelo antigo.

Toyota-Corolla-5

Adicionar comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *